terça-feira, 19 de março de 2013

SALVE JOSÉ

DIA DE SÃO JOSÉ
19 de março de 2013
Homenagem
São José não falha!
Salve Pai admirável adotivo de Jesus.

Salve Glorioso São José nas Vossas maiores aflições e tribulações o Anjo não Vos valeu. Valei-nos São José.


Salve Glorioso São José

Sagrada Família de Nazaré Nossa Família Vossa é.

terça-feira, 12 de março de 2013

FOI ELA QUEM TUDO FEZ!



Aos 9 anos São João Bosco teve um sonho enviado pelo Senhor que influenciou toda a sua vida e a fundação da Obra Salesiana.Que cada um faça seu, o sonho do Pai e Mestre da Juventude!, abaixo transcrito na íntegra:

"Na idade de 9 anos tive um sonho, que me ficou profundamente impresso na mente por toda a vida. Pareceu-me estar perto de casa. Numa área bastante espaçosa onde uma multidão de meninos estava a brincar. Alguns riam, outros divertiam-se, não poucos blasfemavam. Ao ouvir as blasfêmias, lancei-me de pronto no meio deles, tentando, com socos e palavras, fazê-los calar.

Neste momento apareceu um homem venerando, de aspecto varonil, nobremente vestido. Um manto branco cobria-lhe o corpo; seu rosto, porém, era tão luminoso que eu não conseguia fitá-lo. Chamou-me pelo nome e mandou que me pusesse à frente daqueles meninos, acrescentando estas palavras:

– Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. Põe-te imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude.

Confuso e assustado, repliquei que eu era um menino pobre e ignorante, incapaz de lhes falar de religião. Senão quando aqueles meninos, parando de brigar, de gritar e blasfemar, juntaram-se ao redor do personagem que estava a falar.

Quase sem saber o que dizer, acrescentei:


- Quem sois vós que me ordenais coisas impossíveis?

– Justamente porque te parecem impossíveis, deves torná-las possíveis com a obediência e a aquisição da ciência.

- Onde, com que meios poderei adquirir a ciência?

- Eu te darei a mestra, sob cuja orientação poderás tornar-te sábio, e sem a qual toda sabedoria se converte em estultície.


- Mas quem sois vós que assim falais?

- Sou o filho daquela que tua mãe te ensinou a saudar três vezes ao dia.

- Minha mãe diz que sem sua licença não devo estar com gente que não conheço; dizei-me, pois, vosso nome.

– Pergunta-o à minha mãe


Nesse momento vi ao seu lado uma senhora de aspecto majestoso, vestida de um manto todo resplandecente, como se cada uma de suas partes fosse fulgidíssima estrela. Percebendo-me cada vez mais confuso em minhas perguntas e respostas, acenou para que me aproximasse e, tomando-me com bondade pela mão, disse:

- Olha.


Vi então que todos os meninos haviam fugido, e em lugar deles estava uma multidão de cabritos, cães, gatos, ursos, e outros animais.


– Eis o teu campo, onde deves trabalhar. Torna-te humilde, forte, robusto; e o que agora vês a esses animais, deves fazê-los aos meus filhos.



Tornei então a olhar, e em vez de animais ferozes apareceram mansos cordeiros que, saltitando e balindo, corriam ao redor daquele homem e daquela senhora, como a fazer-lhes festa.

Neste ponto, sempre no sonho, desatei a chorar, e pedi que falassem de maneira que eu pudesse compreender, porque não sabia o que significava tudo aquilo. A senhora descansou a mão em minha cabeça dizendo:


– A seu tempo tudo compreenderás.


Após essas palavras, um ruído qualquer me acordou, e tudo desapareceu.


Permaneci atônito. Parecia que minhas mãos doíam devido aos socos que tinha dado, que minha face doía pelos socos recebidos. Aquele personagem, aquela senhora, as coisas ditas e ouvidas, me ocuparam de tal forma a mente que não consegui retomar o sono aquela noite."

P. João Bosco



DOM BOSCO

O SONHO DE DOM BOSCO

A fundação de Brasília se liga a uma misterioso sonho de Dom Bosco. Era o dia 30 de agosto de 1883. Dom Bosco, vê em sonho, aproximar-se um jovem muito amável e de beleza sobre-humana, dizendo-se seu amigo e dos Salesianos e que vinha em nome de Deus para dar-lhe um pouco de trabalho: começaram fazendo uma grande viagem pela América Latina.
Partem de trem de Cartagena na Venezuela. Atravessam regiões de densas matas e caudalosos rios, onde encontraram pessoas de estatura gigantesca. Pergunta Dom Bosco ao jovem onde estavam e ele responde: “Note bem, observe! Viajaremos ao longo da cordilheira da América do Sul”. Enquanto examinavam o mapa, a máquina apitou e o trem pôs-se em movimento. Atravessaram montanhas, bosques e planícies. Enxergavam nas vísceras das montanhas e no subsolo da terra. Tinham debaixo dos olhos as riquezas incomparáveis daqueles países, riquezas que um dia viriam a ser descobertas.
Viam numerosos filões de metais preciosos, minas inexauríveis de carvão, depósitos de petróleo extremamente abundantes. Exatamente entre os paralelos de 15° e 20° havia uma enseada bastante extensa que partia do ponto onde se formava um grande lago. Ouviu-se então uma voz: “Quando se escavarem essas minas escondidas em meio a esses montes aparecerá aqui a terra prometida que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”. A viagem prosseguiu até o sul da Patagônia e houve o regresso até o ponto de partida na Venezuela.






NOSSA SENHORA AUXILIADORA

SANTUÁRIO DOM BOSCO


NOSSA SENHORA AUXILIADORA

domingo, 10 de março de 2013

NOVENA PARA PEDIR OS DONS E OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO


Os Sete Dons e os Doze Frutos do Divino Espírito Santo



 




Os sete dons e os doze frutos do Divino Espírito Santo, segundo o Catecismo da Igreja Católica

A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil aos impulsos do Espírito Santo.

Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência,piedade e temor de Deus. Pertencem em plenitude a Cristo, filho de David. Completam e levam à perfeição as virtudes de quem os recebe. Tornam os fiéis dóceis, na obediência pronta às inspirações divinas. “Que vosso espírito de bondade me conduza pelo caminho reto” (Sl 143, 10). “Todos aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus [...]; se somos filhos, também somos herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo”(Rm, 14.17).

Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós, como primícias da glória eterna. A tradição da Igreja enumera doze: “caridade, alegria, paz, paciência, bondade, longanimidade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade ” (Gl 5, 22-23 segundo a Vulgata). Catecismo da Igreja Católica, 1830 a 1832.



Novena para pedir os sete dons e os doze frutos do Divino Espírito Santo



Vinde, ó Espírito Santo, e enviai do Céu um raio de vossa luz. Vinde Pai dos pobres, vinde, dispensador dos dons, vinde luz dos corações.

Consolador por excelência, doce hóspede da alma, nosso doce refrigério. No trabalho sois repouso; no ardor sois calma; no pranto, consolo. Ó luz beatíssima, penetrai até o fundo do coração dos que Vos são fiéis. Sem vossa graça, nada há no homem, nada que não lhe seja nocivo. Lavai o que é impuro, fecundai o que é estéril, ao que está ferido, curai. Dobrai o que é rígido, aquecei o que é frio, e o que se extraviou, guiai. Daí aos que Vos são fiéis, e em Vós confiam, os sete dons sagrados. Dai-lhes o mérito da virtude, a salvação no termo da vida, a eterna felicidade. Amém.





Orações para pedir os sete dons e os doze frutos do Divino Espírito Santo (Santo Afonso de Ligório)




1º dia: Os sete dons do Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, visitai-me e enchei o meu coração, que vós criastes, com a vossa graça divina. Vinde e repousai sobre mim, Espírito de Sabedoria e entendimento, Espírito de coselho e fortaleza, Espírito de ciência, de piedade e de temor de Deus. Vinde Espírito Divino, ficai comigo e derramai sobre mim a vossa divina bênção.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

2 º dia: O dom da sabedoria

Espírito Santo concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que eu, cada vez mais, goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano e me uma para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


3º dia:O dom do entendimento


Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que eu, iluminado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação, a doutrina da santa religião católica.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

4º dia: O dom do conselho

Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário em tantos passos difíceis e melindrosos da vida, para que eu escolha o que mais vos agrade, siga em tudo a vossa divina graça e com bons e carinhosos conselhos socorra ao próximo.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

5º dia: O dom da fortaleza

Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que eu despreze todo o respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e aceite com paciência, e mesmo com alegria de espírito, os desprezos, prejuízos, perseguições e a própria morte antes que renegar por palavras e por obras o meu amabilíssimo Senhor Jesus Cristo.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

6º dia: O dom da ciência

Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que eu conheça cada vezz mais as minhas próprias misérias e fraquezas, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma; e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da acrne e do mundo, a fim de poder evitá-las.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

7º dia: O dom da piedade

Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará deliciosos o trato e a conversa convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor, como a meu Pai, a Maria Santíssima côo a minha Mãe e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

8º dia: O dom do temor de Deus

Espírito Santo, concedei-me o dom de Deus, para que eu sempre me lembre, com suma reverência e profundo respeito, da vossaa divina presença; trema, como os próprios anjos, diante de vossa divina majestade, e nada receie tanto como desagradar aos vossos santos olhos.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

9º dia: Os doze frutos do Espírito Santo

Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dignai-vos conceder-me os vossos doze frutos: o fruto da caridade, que me uma inteiramente convosco pelo amor; o fruto da alegria, que me encha de santa consolação; o fruto da paz, que produza em mim a tranqüilidade da alma; o fruto da benignidade, que me leve a socorrer de boa vontade às necessidades dos que sofrem; o fruto da longanimidade, que me torne benfazejo e clemente com todos; o fruto da brandura, que me faça esperar com toda mansidão o que o próximo tem incômodo; o fruto da fé, que me faça crer firmemente na palavra de Deus; o fruto da modéstia, que regule todo o meu exterior. Enfim, os frutos da continência e da castidade, que conservem as minhas mãos inocentes e o meu coração limpo e imaculado.

Espírito Divino, fazei que a minha alma sseja para sempre a vossa morada e o meu corpo vosso sagrado templo. Habitai em mim e ficai comigo na terra, para que eu mereça ver-vos eternamente no Reino da Glória. Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


Oração Final
(Santo Agostinho)

Ó Divino Amor, ó vínculo sagrado que unis o Pai e o Filho, Espírito onipotente, fiel consolador dos aflitos, penetrai nos abismos profundos de meu coração e fazei aí brilhar vossa resplandecente luz. Derramai vosso doce orvalho sobre esta terra deserta, a fim de fazer cessar sua longa aridez. Enviai os dardos celestes de vosso amor até o santuário de minha alma, de modo que, nela penetrando, acendam chamas ardentes que consumam todas as minhas fraquezas, minhas negligências e meus langores.

Vinde, vinde doce Consolador das almas desoladas, refúgio no perigo e protetor da aflição desamparada.

Vinde, Vós que lavais as almas de suas manchas e que curais suas chagas.

Vinde, força dos fracos, apoio daqueles que caem.

Vinde, doutor dos humildes e vencedor dos orgulhosos.

Vinde, pai dos órfãos, esperança dos pobres, tesouro dos que estão na indigência.

Vinde, estrela dos navegantes, porto seguro dos náufragos.

Vinde, força dos vivos e salvação dos moribundos.

Vinde, ó Espírito Santo, vinde e tende piedade de mim.

Tornai minha alma simples, dócil e fiel, e condescendei com minha fraqueza.

Condescendei, com tanta bondade, que minha pequenez encontre graça diante de vossa grandeza infinita, minha impotência diante de vossa força