quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

E tudo vai mudar

 




    Para mudar qualquer circunstância precisa ter fé, mesmo que seja pequena, não importa. A Fé que há em você tem que ser perseverante, aguardar as etapas da mudança e aceitar o tempo que vai levar para que tudo esteja em perfeita harmonia.



    A Fé mesmo que seja pequena, há nela poder para mudar e transportar os montes de um lugar para o outro. A sua fé te levará aonde o impossível se tornará real.

   



    Há um segredo a ser revelado e chamado a existir, num tempo prefixado pelo Eterno. Coisas grandiosas levam tempo para serem geradas e implementadas. O que há de vir virá. E tudo vai mudar para melhor.








segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Será chamado Filho de Deus!




    "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação. 




    O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” 






    Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.  'Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela."

 




* * *

domingo, 13 de dezembro de 2020

Você está pronto(a)?




Se você acredita, sem duvidar, na certeza do que se crê, então, está pronto(a).

 Peça! 

Agradeça! 

Receba!  

Confie!

Espere! 

Apenas saiba que vai acontecer o que você espera da parte do Senhor. 

E tudo o que pedirdes em oração, 

se crerdes, 

recebereis.

Eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina; Eis com ELE sua CONQUISTA. Eis a sua frente a VITÓRIA. O Senhor não tarda em cumprir sua PROMESSA. A sua GLÓRIA se manifestará. O MILAGRE vai acontecer. Deus é Fiel e não esquece da promessa feita, no seu tempo se realizará, da melhor forma possível. 



domingo, 29 de novembro de 2020

A Graça vai ser fenomenal






"Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão."




formação de neve ou de chuva está associada aos fenômenos meteorológicos que causam a mudança de estado físico. Esses fenômenos provocam interferências na vida das pessoas e do planeta terra e possuem objetivos específicos para realizar tais como:

  • regar
  • fecundar
  • germinar 
  • semear
  • alimentar
E tudo é realizado através de um ciclo perfeito, que não deixa de ser executado.





E assim acontece com a Palavra de Deus não volta sem alcançar o objetivo por Ele  pretendido, que é te abençoar com algo fenomenal. A sua Palavra é viva e eficaz para:

1 - produzir seu efeito

2 - executar a sua vontade 

3 - cumprir sua missão.







terça-feira, 24 de novembro de 2020

Talentos

 Não guarde os seus talentos para você!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens.

Palavra Chave 1: Confiança

Deus confia em você!


A um entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu.

Deus sabe que você é capaz!


O que tinha recebido cinco talentos fê-los render e ganhou outros cinco.
Do mesmo modo, o que recebera dois talentos ganhou outros dois.
Mas o que recebera um só talento foi escavar na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Muito tempo depois, chegou o senhor daqueles servos e foi ajustar contas com eles.

E agora, o que fiz com o que Deus me confiou?

O que recebera cinco talentos  apresentou outros cinco, dizendo: ‘Senhor, confiaste-me cinco talentos: aqui estão outros cinco que eu ganhei’.

Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’.

Aproximou-se também o que recebera dois talentos e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos: aqui estão outros dois que eu ganhei’.

Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’.

Aproximou-se também o que recebera um só talento e disse: ‘Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e recolhes onde nada lançaste. Por isso, tive medo e escondi o teu talento na terra. Aqui tens o que te pertence’.


Medo?

Não esconda o seu talento. 
Desenvolva-o!
Multiplique-o!
Partilhe-o!


O senhor respondeu-lhe: ‘Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e recolho onde nada lancei; devias, portanto, depositar no banco o meu dinheiro, e eu teria, ao voltar, recebido com juro o que era meu.

Você tem potencial!

Tirai-lhe então o talento e dai-o àquele que tem dez.

Não deixe de sonhar!

Não deixe de realizar o projeto que você desistiu, escondendo-o! Chame-o à existência!

Porque, a todo aquele que tem, dar-se-á mais e terá em abundância; mas, àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado.

Deixe que a Graça de Deus cresça em sua Vida!

Quanto ao servo inútil, lançai-o às trevas exteriores. Aí haverá choro e ranger de dentes’».

Não inutilize os seus talentos.

Motive-se!

Faça a sua parte!

Volte
 a
 Sonhar!


sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Chegou a sua vez!


    " Eu vim para que as ovelhas tenham vida 

que a tenham em abundância."


    Alcance a vida que Senhor tem para você. Gerencie suas emoções, com foco na ação, visando um resultado promissor para solucionar os seus problemas com êxito. Tenha domínio das suas ações diárias para com sua Família, suas finanças, seus relacionamentos e mantenha uma qualidade de vida saudável. Tenha uma total liderança de sua vida emocional, controlando os seus impulsos negativos, para que você possa desfrutar de uma vida abundante.

    Faça uma revisão de vida e reconstrua a sua História. Assuma suas limitações, aprenda a conviver com as diferenças existentes na humanidade, mantenha um relacionamento harmonioso com todos, melhore a sua comunicação interpessoal, ouvindo com atenção, tenha coragem para assumir seus erros, avance um degrau, siga em frente e eleve sua autoestima, pois você nasceu para mais. 

    As possibilidades existentes no universo para você ter uma vida abundante são inúmeras e estão todas disponíveis, esperando que você dê um passo para alcançá-las. Tome uma decisão e gerencie sua vida com responsabilidade, equilíbrio, competência, disciplina, organização, foco e ação.

    É possível reaprender a ser feliz e ter uma vida abundante. Se você deixou algo inacabado, retome. Não tenha medo de recomeçar. Você é capaz e tem habilidades fenomenais, que estão incrustadas no seu interior, querendo aflorar. Não impeça seu crescimento pessoal por medo de fracassar mais uma vez. Não desista de acreditar em você, pois o Criador do Universo ter fez para brilhar não embaixo da mesa, no escondimento, mas no alto, para iluminar a outros. 

Diga todos os dias essas frases e veja o resultado:

TUDO ACEITO COM AMOR!

QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE, SENHOR!

EM TUAS MÃOS ME ENTREGO!

NÃO TENHO MEDO!

FICO EM PAZ!






terça-feira, 6 de outubro de 2020

A melhor escolha

Uma só coisa é necessária!

    "Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mu­lher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”.

Escolha a parte que não lhe será tirada

 Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”. "

Fonte: Bíblia Ave Maria , Lucas 10, 38-42

Aprendendo com a Palavra de Deus:

  • Saiba acolher os que te visitam;
  • Não se sinta só;
  • Não faça cobranças ao Senhor acerca de outra pessoa;
  • Faça a sua parte e não se incomode se o outro está fazendo;
  • Não se preocupe com muitas coisas ao mesmo tempo, faça uma de cada vez;
  • Não se inquiete com o futuro, viva o presente;
  • Não perturbe a sua mente com vãs preocupações;
  • Não priorize os afazeres da casa antes do Senhor, antes de você, antes de seus filhos, etc;
  • Saiba escolher as prioridades da sua vida, sem dar preferência, mas sim ordenar pela importância;
  • Saiba o que é necessário para ser resolvido diariamente;
  • Dar diversas soluções para questões importantes que estão movimentando a sua mente e escolher uma para tentar solucionar;
  • Gerencie as tarefas diárias;
  • Mantenha um relacionamento familiar equilibrado, para que todos vivam bem e felizes;
  • Foque no relacionamento com o Senhor, através de sua Palavra;
  • Não só leia a Palavra de Deus, mas deixe que ela penetre o seu coração;
  • Pratique e vivencie a Palavra do Senhor;
  • Não faça da Palavra de Deus uma ideia, mas uma experiência de vida;
  • Você não muda as fatos da vida criticando o modo de agir de Deus ou das pessoas, mas pode mudar o resultado da sua realidade para melhor, escolhendo a melhor parte, a que é necessária;
  • Sê uma benção.

Tenha uma vida fenomenal, escolha a melhor parte!



sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Como os que sonham


    O Senhor  te conduzirá na direção da realização dos seus sonhos. Ele fará  por você coisas insondáveis e proezas jamais imaginadas. Não se atemorize diante das dificuldades e  dos obstáculos presentes no caminho a ser trilhado. Antes apresente a Deus suas súplicas, tendo a certeza de seu auxílio e de que seus sonhos serão realizados, no tempo DELE. 




   Todas as coisas são boas quando realizadas no tempo de Deus. 
    
   


    Diga a Deus: “Sois o meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim”. Senhor, vós sois a minha parte de herança e meu cálice; vós tendes nas mãos o meu destino. Sois meu refúgio, meu Deus, em quem eu confio. Uno-me a vós, a fim de que eu possa fazer tudo como o Senhor me disser, e por onde eu andar que realize o bem." 



    Coloque sempre o Senhor diante dos teus olhos e não vacilarás. Ele não te abandonará, te ensinará o caminho da vida, te atenderá e recolherás com alegria.



A Fé é a certeza do que não se vê, a evidência do que não se sente e a convicção do que não existe. Ative a sua Fé e





terça-feira, 22 de setembro de 2020

Deus conduz a História


 

HISTÓRIA DE JOSÉ - O sonhador

  José com a idade de dezessete anos ganhou de seu Pai Jacó uma túnica de várias cores, que causou ciúme entre seus irmãos, e começou a ter sonhos incompreensíveis aos olhos humanos, e na sua ingenuidade contou-os aos seus irmãos, que vendo que seu pai o preferia a eles, começaram a odiá-lo.

Primeiro sonho

    José disse-lhe: “Ouvi o sonho que tive: estávamos ligando feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e se pôs de pé, enquanto os vossos o cercavam e se prostravam diante dele”. 

  • A interpretação precipitada e equivocada dos irmãos de José

    Seus irmãos disseram-lhe: “Quererias, porventura, reinar sobre nós e tornar-te nosso senhor?”

Segundo sonho

    José disse-lhes: “Tive ainda um sonho: o sol, a lua e onze estrelas prostravam-se diante de mim.”

  • A interpretação precipitada e equivocada do Pai de José

Ele contou isso ao seu pai e aos seus irmãos, mas foi repreendido por seu pai: “Que significa – disse-lhe ele – este sonho que tiveste? Viremos, acaso, eu, tua mãe e teus irmãos, a nos prostrar por terra diante de ti?”. 

    Os irmãos de José foram apascentar os rebanhos de seu pai em Siquém. José foi a em busca dos seus irmãos a pedido de seu Pai e encontrou-os . Eles o viram de longe e combinaram entre si como o haveriam de matá-lo. 

    “Eis o sonhador que chega. Vamos, matemo-lo e atiremo-lo numa cisterna; diremos depois que uma fera o devorou; e então veremos de que lhe aproveitaram os seus sonhos”. 

  • Intervenção Divina na História de José

    Ouvindo-o, porém, Rúben, quis livrá-lo de suas mãos: “Não lhe tiremos a vida – disse ele. Não derrameis sangue. Jogai-o naquela cisterna, no deserto, mas não levanteis vossa mão contra ele”. Pois Rúben pensava livrá-lo de suas mãos para o reconduzir ao pai. 

    Quando José se aproximou de seus irmãos, eles o despojaram de sua túnica, daquela bela túnica de várias cores que trazia, e jogaram-no numa cisterna velha, que não tinha água. E, sentando-se para comer, eis que, levantando os olhos, viram surgir no horizonte uma caravana de ismaelitas vinda de Galaad.

  • Intervenção Divina diante da cegueira humana, da inveja e do ciúme

    Então Judá disse aos seus irmãos: “Que nos aproveita matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? Vinde e vendamo-lo aos ismaelitas. Não levantemos nossas mãos contra ele, pois, afinal, é nosso irmão, nossa carne”. Seus irmãos concordaram e venderam-no por vinte moedas de prata aos Ismae­litas, que o levaram para o Egito. Tomaram a túnica de José, mataram um cabrito e a mergulharam no seu sangue. E mandaram-na levar ao seu pai com esta mensagem: “Eis o que encontramos: vê se não é, porventura, a túnica do teu filho”. Jacó reconheceu-a e exclamou: “É a túnica de meu filho! Uma fera o devorou! José foi estraçalhado!” E, rasgando as vestes, cobriu-se de um saco, e chorou o seu filho por muito tempo.  Os madianitas venderam José a Putifar, no Egito, eunuco do faraó e chefe da guarda.

O Senhor estava com José, e tudo lhe prosperava.

    Quando Deus está contigo todos notam a sua presença, pelas suas atitudes diante dos acontecimentos inesperados da vida. Estar com Deus é ser um com Ele e tudo fazer unido a Ele. É saber que se algo aconteceu de forma incompreensível à humanidade, não para Deus. O homem ver confusamente e sob a sua ótica. Deus desde de toda a eternidade viu que era BOM. Tudo criou no Amor, para o Amor. Não há nada que Ele não tenha previsto. Os que se confiam a Deus são pessoas que geram confiança, contudo não perfeitas, sendo passível de erros, mas jamais permanecem neles. A inteligência humana deve ser refletida na fuga do mal, fazendo valer a lei do Amor, onde prevalece o bem. 

Deus está contigo!

    Putifar viu que o Senhor estava com José e lhe fazia prosperar tudo o que empreendia,  e o empregou a seu serviço, pondo-o à testa de sua casa e confiando-lhe todos os seus bens. 

    Desde o momento em que José tomou o governo de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio, por causa de José: a bênção do Senhor desceu sobre tudo o que lhe pertencia, na casa como nos campos. E aconteceu, depois de tudo isso, que a mulher de seu senhor lançou seus olhos em José e disse-lhe: “Dorme comigo”. Mas ele recusou: “Meu senhor – disse-lhe ele – não me pede conta alguma do que se faz na casa, e confiou-me todos os seus bens. Como poderia eu cometer um tão grande crime e pecar contra Deus?”

    Para José, que era um homem temente a Deus, pecar contra alguém era pecar contra Deus, que é o Autor da Obra.


 "Tudo o que quereis que os homens vos façam, 
fazei-o vós a eles. Esta é a Lei."

   Certo dia, tendo ele entrado na ca­sa para fazer seus serviços, e não se encontrando ali ninguém da casa, ela segurou-o pelo manto, dizendo: “Dorme comigo!”. Mas José, largando-lhe o manto nas mãos, fugiu. Vendo a mulher que ele lhe tinha deixado o manto nas mãos e fugido, chamou a gente de sua casa e disse-lhes: “Vede: trouxeram-nos este hebreu para a casa a fim de que ele abuse de nós. Este homem veio-me procurar para dormir comigo, mas eu gritei. E guardou junto de si as vestes de José até a volta de seu senhor. E fez-lhe a mesma narrativa. E José foi encarcerado. O Senhor estava com ele. Mostrou-lhe sua bondade e fez que ele conquistasse a simpatia do chefe da prisão. Este confiou a José todos os presos que ali se encontravam, e nada se fazia sem sua ordem. O chefe da prisão não fiscalizava nada do que fazia José, porque o Senhor estava com ele e fazia-lhe prosperar tudo o que empreendia."



    "Depois disso, aconte­ceu que o copeiro e o padeiro do rei do Egito ofenderam o seu senhor. O faraó mandou-os encarcerar na casa do chefe da guarda, na prisão onde se encontrava detido José. Eles contaram seus sonhos a José, que os decifrou, e aconteceu conforme foi dito. Quando fores feliz, lembra-te de mim e faze-me o favor de recomendar-me ao faraó, para que ele me tire desta prisão. Mas o copeiro-mor não pensou mais em José; esqueceu-o."



    "Dois anos depois, o faraó teve um sonho: encontrava-se ele per­to do Nilo, de onde saíram sete vacas belas e gordas, que se puseram a pastar no capin­zal. Mas, eis que saíram em seguida do mesmo Nilo sete outras vacas, feias e magras, que vieram e se puseram ao lado das outras na margem do rio. As vacas feias e magras devoraram as sete vacas belas e gordas. E o faraó despertou. Ador­­meceu de novo e teve outro sonho: sete es­pigas grossas e belas saíam de uma mes­ma haste. Mas eis que em seguida germinaram sete outras espigas, magras e ressequidas pelo vento do oriente. E as espigas magras devoraram as sete espigas grossas e cheias. E o faraó despertou: era um sonho. Chegada a manhã, o faraó mandou chamar todos os mágicos e sábios do Egito. Contou-lhes seus sonhos, mas nenhum deles soube explicá-los. Então o copeiro-mor disse-lhe: “ Um dia o faraó mandou-me encarcerar na casa do chefe da guarda, com o padeiro-mor. Eis que uma noite tivemos nós dois um sonho, cada um o seu. Ora, estava lá conosco um jovem hebreu, escravo do chefe da guarda e ele no-los interpretou, a cada um o seu. E os acontecimentos confirmaram sua interpretação: eu fui restabelecido no meu cargo, e o outro foi pendurado”. 

Deus  é Fiel!


O faraó mandou chamar José, o qual foi, imediatamente, tirado do cárcere. 

Basta acreditar!

      Ouvi dizer de ti, que basta contar-te um sonho para que tu o expliques”. “Não sou eu – respondeu José – mas é Deus quem dará ao faraó uma explicação favorável.” O faraó contou a José o sonho. José disse ao faraó: “O (duplo) sonho do faraó reduz-se a um só. Deus revelou ao faraó o que ele vai fazer. As sete belas vacas são sete anos, e as sete belas espigas, igualmente, sete anos; o sonho é um só. As sete vacas magras e feias que saíram em seguida são também sete anos; e as sete espigas vazias e queimadas pelo vento do oriente serão sete anos de miséria. É como eu disse ao faraó: 


   Haverá sete anos de grande abundância para todo o Egito. Virão em seguida sete anos de miséria que farão esquecer toda a abundância no Egito.  Se o sonho se repetiu duas vezes ao faraó, é que a coisa está bem decretada da parte de Deus, que vai apressar-se em executá-la. Agora, pois, escolha o rei um homem sábio e prudente para pô-lo à testa do país. Nomeie também o faraó administradores no país, que recolham a quinta parte das colheitas do Egito, durante os sete anos de abundância. 
    Essas palavras agradaram o faraó e toda a sua gente. “Poderíamos – disse-lhes ele – encontrar um homem que tenha, tanto como este, o espírito de Deus?” E disse em seguida a José: “Pois que Deus te revelou tudo isso, não haverá ninguém tão prudente e tão sábio como tu. Tu mesmo serás posto à frente de toda a minha casa, e todo o meu povo obedecerá à tua palavra: só o trono me fará maior do que tu”.  
    "Jacó, sabendo que havia trigo no Egito, disse aos seus filhos: “Por que estais olhan­do uns para os outros? Eu soube que há trigo no Egito. Descei lá e comprai-o para nós; podere­mos assim viver e escaparemos à morte”. E os dez irmãos de José desceram ao Egito para comprar trigo. 
    José era o governador de toda a região, e era ele quem vendia o trigo a todo o mundo. Desde sua chegada, os irmãos de José prostraram-se diante dele com o rosto por terra. José reconheceu-os imedia­tamente, mas, comportando-se com eles como um estrangeiro, disse-lhes com rudeza: “Donde vindes?”. “Da terra de Canaã para comprar víveres.”  “Vós sois espiões: viestes explorar os pontos fracos do país”. “Não, meu senhor. Sereis, aliás, postos à prova: pela vida do faraó, não saireis daqui antes que tenha vindo vosso irmão mais novo. Mandai um de vós buscá-lo; enquanto isso, ficareis prisioneiros. Vossas palavras serão assim provadas, e veremos se disses­tes a verdade. Do contrário, pela vida do faraó, sois espiões!”. E mandou metê-los na prisão durante três dias. No terceiro dia, José disse-lhes: “Fazei isto, e vivereis, porque sou cheio temor do Senhor.

  Eis o diferencial de José:

O temor a Deus!

    Se sois gente de bem, que um dentre vós fique detido em prisão; e os outros partam levando o trigo para alimentar vossas famílias. Trazei-me então vosso irmão mais novo, para que eu possa verificar a verdade de vossas palavras, e não morrereis”. Disseram uns aos outros: “Em verdade, somos culpados pelo crime cometido contra o nosso irmão, porque víamos a angústia de sua alma quando ele nos suplicava, e não o escutamos! Ora, não sabiam que José os compreendia, porque lhes tinha falado por meio de um intér­prete. E José afastou-se deles para chorar.     "A fome pesava sobre o país. E tendo acabado o trigo trazido do Egito, o pai disse aos seus filhos: “Voltai e comprai-nos um pouco de víveres”. Ju­dá respondeu-lhe: “Aquele homem nos declarou formalmente que não voltássemos à sua presença sem levar conosco nosso irmão. Se mandas nosso irmão conosco, desceremos para comprar víveres. Que o Deus Todo-poderoso vos faça ganhar os favores desse homem, a fim de que ele deixe voltar vosso irmão, juntamente com Benjamim. Quanto a mim, se devo ser privado de meus filhos, paciência, que eu seja privado deles!”     Logo que José entrou em casa, ofereceram-lhe os presentes que tinham trazido, prostrando-se diante dele até a terra. Ele perguntou pela saúde deles e ajuntou: “Vosso velho pai, do qual me falastes, vai bem? Ainda vive?”. “Teu servo, nosso pai, está passando bem; e vive ainda” – res­ponderam-lhe inclinando-se até o solo.  “É este – disse ele – vosso irmão mais novo do qual me falastes?” E ajuntou: “Que Deus te faça misericórdia, meu filho!”. 
    "José deu esta ordem ao intendente de sua casa: “Enche de víveres os sacos destes homens tanto quanto possam conter, e põe o dinheiro de cada um na boca do saco. Porás minha taça de prata na boca do saco do mais novo, com o preço do seu trigo”. O intendente revistou-os começando pelo mais velho e acabando pelo mais novo; e a taça foi encontrada no saco de Benjamim. Voltaram para a cidade. Judá e seus irmãos entraram em casa de José, que estava ainda em sua casa, e prostraram-se por terra diante dele. José disse-lhes: “Que é isso que fizestes? Judá respondeu: “Que podemos dizer a meu senhor? Deus descobriu o crime de teus servos. Somos os escravos do meu senhor, nós e aquele junto de quem foi encontrada a taça”. “Longe de mim – replicou José – o pensamento de agir dessa forma! Mas aquele em poder de quem foi encontrada a taça, esse será o meu escravo. Vós outros, voltai em paz para junto de vosso pai.” Rogo-te, pois: aceita que teu servo fique escravo de meu se­nhor em lugar do menino, para que este possa voltar com seus irmãos. Como poderia eu apresentar-me diante do meu pai, se o menino não for comigo? Oh, eu não poderia suportar a dor que sobreviria a meu pai!”." JOSÉ pôs-se a chorar tão alto que os egípcios da casa do faraó o ouviram. E disse aos seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai vive ainda?” Mas não lhe puderam res­ponder, porque estavam pasmados de se encontrarem diante dele. “Aproximai-vos” – disse-lhes ele –; e eles aproximaram-se. E ele disse-lhes: “Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito. Mas agora não vos entristeçais, nem tenhais remorsos de me terdes vendido para ser conduzido aqui. É para vos conservar a vida que Deus me enviou adiante de vós. Deus enviou-me adiante de vós para que subsista um resto de vossa raça na terra, e para vos conservar a vida por uma grande libertação. Deus elevou-me ao cargo de chefe de todo o Egito. Vem para junto de mim sem demora. Eu te sustentarei, pois haverá ainda cinco anos de fome.
    Partiram do Egito e chegaram junto de Jacó, seu pai, na terra de Canaã. E anunciaram-lhe a boa-nova: “José vive ainda – disseram-lhe eles –; e é mesmo ele quem governa todo o Egito”. Mas o coração de Jacó permaneceu frio, porque não acreditava no que ouvia. Entretanto, quando lhe disseram todas as palavras que José lhes havia dito, e viu os carros que José tinha enviado para o transportar, seu espírito se reanimou. “Basta! – disse ele –; José, meu filho, vive ainda. Irei e o verei antes de morrer.”
     E, logo que o viu, lançou-se nos seus braços e chorou longo tempo. “Agora posso morrer – disse-lhe Israel – porque vi o teu rosto, e vives ainda!”


Lições a serem apreendidas:

  • As diferenças de tratamento entre as pessoas podem aflorar os instintos negativos  existentes no ser humano, tais como: ciúme, inveja, ódio, divisões, etc. 
  • Não conte seus sonhos para outras pessoas engradecendo a si e menosprezando-as. Inclua-as em seus sonhos e deixe que o desenrolar da sua história mostre quem permanece e quem deve sair;
  • Até mesmo num núcleo familiar há diferenças nos temperamentos, nos valores e nas condutas de cada indivíduo. Cada ser é único;
  • A relação familiar dever ser harmoniosamente conduzida pelo diálogo, respeito,  dando direito a um sem tirar o do outro, e não priorizar um ou outro;
  • Não reagir diante da fala de alguém com interpretações precipitadas, pois não há como invadir o santuário das intenções do coração do outro;
  • O comportamento do outro não deve regular o meu;
  • Cada um vai trilhar um caminho e vai ter encontros que vão ser marcantes e determinantes. Gerencie sua vida e sê uma benção;
  • Sê um agente motivacional do bem que há no outro;
  • Sê temente a Deus e cumpra os seus Princípios eternos;
  • Procure ter uma vida de comunhão com Deus;
  • Una-se a Deus para tudo o que for fazer e usufrua dos seus benefícios visando sempre o bem;
  • O perdão gera bênçãos; 
  • É imprescindível confiar no Plano de Deus para sua vida;
  • É preciso saber que há um tempo para todo propósito de Deus e que ninguém tem controle sobre o tempo e sobre o modo de agir de Deus;
  • O bem, a Verdade, a Justiça e o Direito prevalecerão, sempre. 

Uma História de Amor, Perdão e Fé.


* * *