terça-feira, 22 de dezembro de 2015

História do Santuário do Divino Pai Eterno

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno representa um pedacinho do céu no coração do Brasil. Um lugar sagrado onde Deus se comunica com os homens. Espaço acolhedor que revela de maneira singular o amor misericordioso do Senhor. Em Trindade (GO), a Casa do Pai representa a fé dos fiéis em uma emocionante devoção que começou por volta de 1840.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Santuário Basílica
No centenário da Romaria, em 1943, o arcebispo de Goiás, na época Dom Emanuel Gomes de Oliveira, lançou a pedra fundamental do atual Santuário. Em 1955, apesar de todos os esforços, a obra ainda não havia saído dos alicerces. Já em 1957, com a criação e instalação da Arquidiocese de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos apresentou um projeto para a construção. Assim, a partir de 1974, as novenas e a Festa do Divino Pai Eterno já eram realizadas no local. Em 1994, com ajuda dos romeiros e devotos, o templo foi totalmente reformado, se tornando ainda mais digno de ser chamado de “Santuário do Divino Pai Eterno”.
A Romaria ganhou força e também o reconhecimento da Casa do Pai. Em 4 de abril de 2006, o então Papa Bento XVI, atendendo a um pedido do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz C.P., concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário. Em 18 de novembro do mesmo ano, foi feita a instalação da Sacrossanta Basílica, a única no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Santuário Matriz
Na cidade de Trindade, há também outro templo da devoção. A primeira capela foi construída em 1843 e era coberta com folhas de buriti. Com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas, até que em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz, sede da Paróquia do Divino Pai Eterno. No aniversário de 100 anos, em 2012, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2013, recebeu um novo tombamento, dessa vez como Patrimônio Cultural Material do Brasil.
Novo Santuário
Confiantes em Deus, fazemos a história continuar. Em 2011, em Trindade (GO), foi iniciado o processo para a construção da Nova e Definitiva Casa do Pai, para melhor acolher os devotos. As obras começaram em 2012 e seguem com apoio dos filhos e filhas do Pai Eterno.

Fonte: site do Santuário do Divino Pai Eterno - Trindade - GO - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda a honra e Toda a Glória a Deus que é Nosso Pai e nos Amou Verdadeiramente em Cristo Jesus que veio ao mundo através de Maria Santíssima, na qual Deus quis repousar o seu Espírito Santo.