Nove meses com Maria - Mês de maio

NOVE MESES COM MARIA

(Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus)  


✝️ Sinal da Cruz

🕊️ Invocação ao Espírito Santo

🙏🏼 Oração espontânea

📖 Ler a reflexão do dia:


1 de Maio

 "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem se tornou um ser vivente." (Gn 2,7)

José dedicou quase todo o dia a adiantar os móveis que foram encomendados a ele. Fui à oficina e fiquei contente em ver a alegria com que ele trabalhava. Perguntei como tinha aprendido esse ofício, e ele me contou que seu pai também era carpinteiro. José moldava o assento de uma cadeira, fazendo aquilo como um artista, meticuloso, cuidadoso, dando forma à dura madeira. Ele soprava com cuidado a fina serragem depois de lixá-la. Essa cena me fez imaginar o carinho do Criador ao dar forma ao mundo. 

 O trabalho enche de sentido a vida de uma pessoa; a pior coisa é quando alguém se sente inútil.


🙏 ORAÇÃO DA GRAVIDEZ DE MARIA🙏  


Deus Pai, que por obra do Espírito Santo fecundaste o seio virginal de Maria e a escolheste para ser a Mãe de Jesus, nosso Salvador, eu te louvo e te agradeço por teu amor incondicional por mim, por minha família e por toda a humanidade. Sei que minha vida é regida pela tua providência; da mesma forma que chamaste Maria para uma missão tão importante, também me chamas para cumprir teus desígnios.

_Quero ser fiel a ti, a exemplo de Maria que gerou o Verbo por nove meses; também quero gestar o teu Filho em meu coração até eu poder dizer como o apóstolo Paulo: *"Já não sou eu quem vive, é Cristo quem vive em mim."

_Nesta novena, em que acompanho diariamente os nove meses da Virgem Imaculada grávida, eu te peço a graça (...fazer o pedido...). Eu confio, amo e espero, assim como tua serva, Maria Santíssima, Mãe de Jesus. Amém.


🕊️ *Reze com fé:*   

🙏 1 Pai-Nosso  

🙏 3 Ave-Marias  

🙏 1 Glória ao Pai   

REFLEXÃO PARA CADA DIA

2 de Maio


 "Meu corpo foi formado no seio de minha mãe." (Sabedoria 7,1b)


Enquanto almoçávamos, ouvimos alguém bater na porta de casa. José abriu e era um jovem moço que pedia auxílio; disse-nos que sua filhinha estava com forte febre. Fomos correndo ao local. A mãe da criança, desesperada, disse que tinha ouvido falar da minha gravidez, que acreditava que o menino que eu trazia no ventre era o Salvador e pediu para eu rezar. Coloquei a mão em minha barriga e pedi: "Senhor, se for de vossa vontade, devolva a alegria a essa mãe, curai essa pobre criança". Depois de um tempo a febre passou, e o casal louvou muito a Deus. José e eu ficamos bastante assustados com esse fato e pedimos aos pais que guardassem segredo 🤫.


✨Em situações em que é difícil ajudar, basta uma oração, pois a prece nos aproxima do outro, rezar por alguém é demonstrar amor. 


3 de Maio


 "Pois só vós sois minha rocha e fortaleza: haveis de me guiar e dirigir por amor de vosso nome. Vós me livrareis das ciladas que me armaram, porque sois minha defesa." (Salmo 30, 4-5)

No meio da manhã, vieram até nossa casa o jovem casal e a menininha que visitamos ontem 👧🏻. A criança estava andando e brincando felizmente. A criança estava andando tranquilamente e brincando. A jovem agradeceu com lágrimas nos olhos 😢 e reafirmou o compromisso de guardarem segredo. Em seguida, levantou a voz e disse: "Senhor de nossos pais, louvado seja o teu nome, louvado seja o ventre dessa mulher, louvado seja a dedicação de José. Eu sei que a libertação está próxima, que o Senhor não fechou os olhos às nossas necessidades". Em silêncio eu também louvava a Deus. 🙌

✨ O silêncio interior é um santo remédio para assentarmos em nós aquilo que é difícil compreender. 🕊️


 4 de Maio

 "Lembrai-vos, Senhor! Manifestai-vos no dia da tribulação! Dai-nos coragem, Senhor, rei dos deuses e dominador de todo principado!" (Ester 14,12)

Na sinagoga 🕍 ouvi uma leitura que dizia assim: O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir 🌸. Como o lírio ela florirá, exaltará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus. Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. Dizei àqueles que têm o coração perturbado: "Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus!". Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus ele mesmo vem salva-nos. Então se abrirão os olhos só cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos; então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mundo dará gritos alegres. Porque águas jorarrão no deserto e torrentes, na estepe. A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. (Isaías 35, 1-7a)

Se ouvimos a Palavra e a meditamos no coração, então a semente da Palavra lança raízes em nossa alma. 


5 de Maio

 "Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz... Pois bem — ajuntou ele — assim será a tua descendência." (Gênesis 15,5b)

Quando eu era criancinha, recordo-me de ter ouvido uma conversa de meus pais Ana e Joaquim. Eles falavam do milagre de Deus na vida deles e se perguntavam sobre mim, qual era o mistério que me envolvia. Depois falaram da promessa messiânica. Nunca entendi direito esse diálogo dos dois é também não tive tempo de conversar sobre isso, pois eles morreram algum tempo depois. Hoje percebo que meu nascimento já foi ação providencial de Deus na preparação desse novo tempo. ✨

✨ Não escolhemos nossa família nem o lugar onde iremos nascer, mas, dentro de um plano de amor de Deus, tudo está interligado. 


6 de Maio

 "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve." (Mt 11,29-30)

O coração de Jesus já deve estar formado.  Apesar de ainda não sentir os batimentos cardíacos do meu filho, posso imaginar que seu coraçãozinho já pulsa dentro de mim. O coração do Salvador perto do meu coração. Antes da concepção, Deus já morava em mim. Sempre que eu ouvia a Lei eu fazia um esforço em grava-la em minha alma. Agora a Lei é carne é corpo que carrego como Arca da Aliança. Coração de Jesus, faça meu coração bater ao seu compasso.

No Coração de Jesus todos nós encontramos abrigo, o amor que ele tem por nós não é condicional.🕊️


 7 de Maio

 "Sua boca é cheia de doçura, tudo nele é encanto. Assim é meu amigo." (Cântico dos Cânticos 5,16a)

Marta veio novamente passar o dia comigo, porque seu marido e filhos viajaram novamente. Juntas, terminamos o manto que estava fazendo para Jesus. Já era tarde quando acabamos. Fomos a oficina de José e o mostramos a ele. Foi engraçado, pois José enrolou o manto em um pedaço de madeira, fingiu estar embalando uma criança 🍼 e pronunciou algumas palavras daquela forma como falamos com bebês. Rimos bastante, em seguida preparamos o jantar e Marta ceou conosco.

Vive melhor quem sabe rir da própria vida. Rir é o melhor remédio!  


 8 de Maio

 "Aspergi-me com ramo de hissopo e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve." (Salmo 50,9)

Fui novamente ao riacho lavar roupa, e Marta me acompanhou. Desta vez foi tranquilo, as mulheres que lá estavam não demonstraram reação ao nos ver, nem positiva nem negativa. Ficamos lá um par de horas. A água hoje estava um pouco fria, mas o sol estava forte e logo a roupa secou. Lavar alguma coisa é devolver a esse objeto o seu estado de limpeza original. Nossos profetas dizem que o Messias nos lavará de nossos pecados, fico pensando como acontecerá isso.

Purificai-me, Senhor, lavai-me de todos os meus pecados, renova-me em seu amor, quero ser uma nova criatura.


 9 de Maio

 "Ó vós, humildes, olhai e alegrai-vos; vós que buscais a Deus, reanime-se o vosso coração." (Salmo 68,33)

Marta não apareceu de manhã, então eu disse a José que iria até sua casa para ver o que tinha acontecido. Ela estava acamada, pegou um forte resfriado; logo pensamos que talvez tenha sido o contato com a água fria do riacho. Marta não queria que eu ficasse, pois estava com medo de eu também pegar o resfriado, mas mesmo assim fiquei. Fiz uma sopa 🍲bem quentinha para ela, e José chegou de surpresa para comer conosco. Quando saímos de lá, ela estava bem melhor.

Manifestamos nosso amor com pequenos gestos, vale lembrar que também nossos defeitos são demonstrados assim.🌷


10 de Maio

 "Porque o Senhor ouve os necessitados, e seu povo cativo não despreza." (Salmos 68,34)

Em minhas orações 🙏, rezei de modo especial por todos os que sofrem, e não são poucos. Em nosso povoado mesmo, há muitas pessoas que estão padecendo de alguma enfermidade ou são vítimas de alguma perseguição. Tenho sempre essas pessoas em minhas orações. É a contribuição que dou nesta etapa da minha vida. Se eu não estivesse grávida, com toda a certeza estaria ajudando ou marcando presença na vida de muitas dessas pessoas. Minha oração tem sido o auxílio que dou aos necessitados, assim não me sinto omissa diante de tanto sofrimento.

Senhor, que minha prece possa chegar aonde eu não posso ir. Minha oração me torna universal.


11 de Maio

 "Quando em meu coração se multiplicam as angústias, vossas consolações alegram a minha alma." (Salmos 93,19)

Sendo hoje o dia santificado, continuei a rezar pelos homens e mulheres que estão sofrendo. Na nossa sociedade, muitos enfermos, além de sofrerem a dor física, também enfrentam a dor da separação da família. A doença é vista como uma manifestação do pecado que a pessoa cometeu e sua enfermidade seria um castigo. Por isso, é necessário seu afastamento social para que não contamine os tidos como "puros". Tocar em um doente, então, é partilhar o mesmo pecado que supostamente cometeu. Imagino o quanto esses pobrezinhos sofrem.

Muitas vezes reclamamos de sermos vítimas de discriminação, porém devemos nos perguntar: " Hoje, quem eu discriminei?


12 de Maio


 "Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor." (Tiago 5,14)

Na porta das sinagogas ficam vários doentes. Muitos deles vivem uma vida paupérrima, são aleijados, cegos, mudos, loucos. Alguns, em função da gravidade do problema, são proibidos de morar na cidade, assim criam comunidades de enfermos nos arredores dos povoados ou vivem perambulando pelas estradas da região. Muitos pais absorvem a lei e esquecem a lei e esquecem-se do amor, deixando seus filhos completamente largados, porque também têm medo de serem contaminados. Como um pai ou uma mãe é capaz de virar as costas para um filho no momento em que ele mais precisa?

Olhe à sua volta e verá que bem perto de você alguém sofre por ter sido descartado do convívio. Faça diferente, vá ao encontro dessa pessoa. 


13 de Maio

📖 "A oração do justo tem grande eficácia.”  (Tiago 5,16b)

Marta veio me visitar e juntas subimos ao monte para rezar. No caminho eu partilhava com ela esses questionamentos que fiz nesses dias. No alto do monte, cantamos um salmo que diz assim: Comprazei-vos, ó Deus, em me livrar; depressa, Senhor, vinde em meu auxílio. Sejam confundidos e humilhados os que odeiam a minha vida. Recuem e corem de vergonha os que me dizem: “Ah! Ah!”. Pelo contrário, exultem e se alegrem em vós todos os que vos procuram. Que repita sem cessar: “Glória ao Senhor!”, aqueles que desejam vosso auxílio. Quanto a mim, sou pobre e desvalido. Socorrei-me, ó Deus, sois meu protetor e libertador. Senhor, não tardeis mais. (Salmo 69)

Louve a Deus por ter alguém em quem confiar, por poder partilhar sua vida sem medo. Encontrar quem nos ouça sem emitir julgamentos é uma dádiva.


14 de maio

📖 "Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2, 26)

Em uma conversa com José decidimos ir passar alguns dias na casa de minha prima Isabel. Seria um tempo favorável para absorvermos tudo o que nos tinha acontecido. Eu manifestei o desejo e ele concordou, mas sua preocupação era se eu aguentaria a viagem. Eu disse que sim, além do mais sinto que minha prima precisa de mim neste momento de sua vida. Ele então me disse que dentro de alguns dias poderíamos viajar, mas precisaria de um tempo para terminar os móveis que aquela família rica havia encomendado, assim teríamos uma reserva para a viagem e até poderíamos ajudar financeiramente Zacarias e Isabel. Fiquei muito feliz.

Quando verdadeiramente amamos, fazemos de tudo para vencer as barreiras que nos impedem de agir em favor do outro.


15 de maio

📖 “Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas, arrancando os ferrolhos de ferro.” (Isaías 45,2)

José começou a trabalhar cedo, ele está bem adiantado no serviço. Eu comentei com Marta sobre a viagem. Ela demonstrou preocupação, mas depois se convenceu de que seria bom para nós afastarmos da realidade em que estávamos vivendo. Seria um tempo oportuno para assentar as ideias, além, é claro, de assistir minha prima. Marta disse que havia conhecido Isabel há muito tempo em uma festa da páscoa em Jerusalém, porém nunca mais se viram. Conversamos sobre o milagre que Isabel recebeu e louvamos a Deus juntas.

Louvamos a Deus percebendo, na realidade que nos rodeia, a mão do Pai que tudo governa. 


16 de maio

📖 "Não tenhas preguiça de visitar um doente, pois é assim que te firmarás na caridade.” (Eclesiástico 7,39)

🕊️ Na noite de hoje, José e eu fizemos um roteiro de viagem, calculando tempo e distância. Ele achou por bem sairmos em um dia de domingo para chegarmos em Ain-Karin antes de sábado. Portanto, viajaríamos por cerca de cinco a seis dias. Conversamos também sobre os possíveis perigos as atravessar as montanhas, ainda mais para uma mulher grávida, Mas depositamos nossa confiança em Deus. Ele cuidará de nós, velará nosso caminho, disso eu não tenho dúvidas. Naquela noite eu pensei muito no encontro que teria com Isabel. Estou ansiosa para abraça-la e conversar com ela. 

No amor medimos as consequências, arriscamos, enfrentamos os medos. Por quem você se arriscaria? Respondendo essa pergunta, você descobrirá quem ama. 🕊️


17 de maio

📖 "O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade.” (Salmos 144,18)

Senti uma forte necessidade de subir ao monte para rezar, mas desta vez quis ir sozinha. De lá, enquanto eu avistava parte do povoado de Nazaré, pensava como seria a vida de Jesus neste local. Depois, coloquei a mão no meu ventre e conversei com ele assim: “Querido filho, a mãe o ama, não vejo a hora de tê-lo em meus braços, de poder ver você crescer, correr e brincar por essas ruas. Eu quero que seja feliz e que nada de ruim lhe aconteça. Eu rezo ao Senhor da vida que o proteja hoje e sempre. Querido, nós vamos viajar, vamos visitar um priminho seu que está para chegar, vocês serão bons amigos, eu sinto isso”.

A necessidade que temos de rezar e orar não é simplesmente uma necessidade da alma, mas um convite de Deus: “Quero você em minha companhia”. 


18 de Maio

📖 "Honra-me quem oferece um sacrifício de louvor; ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação de Deus.” (Salmos 49,23)

José, hoje não trabalhou, guardamos o sábado. Fizemos nossas orações como de costume pela manhã e depois fomos à sinagoga. Na saída, José e eu encontramos aquele jovem casal com a menininha que havia sido curada da forte febre. Eles nos olharam com admiração e agradecimentos. Trocamos algumas palavras. A jovem me chamou a um canto e me disse que jamais se esquecerá do que eu fiz por ela. Eu logo repliquei: "Não fui eu, foi meu filho, eu simplesmente intercedi". Falei isso sem pensar, mas creio que de fato aquela cura tem a ver com Jesus. Pois senti algo muito forte naquela dia, ao rezar por aquela criança. Porém, não posso afirmar o que isso significa.

O agradecimento nem sempre é verbal, muitas vezes basta um olhar para dizer o quanto somos agradecidos. Os olhos falam. 


19 de Maio

📖 “Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios.” (Salmos 33, 2)

Aconteceu uma coisa engraçada. Hoje senti vontade de comer romã. José então largou um pouco dos seus afazeres e foi procurar romã para mim. Ele chegou com uma cesta cheia, nos sentamos e nos deliciamos juntos. Enquanto comíamos, eu admirava a beleza desse fruto. Perguntei onde ele havia conseguido frutos tão belos, e José explicou que foi em um campo um pouco distante da cidade. Ao chegar lá e contar que eu estava grávida e queria comer romãs, imediatamente selecionaram as melhores frutas. José me disse que as romãs foram fáceis de encontrar, mas esperava que meus desejos parassem por aí; depois ele riu.

🕊️Não é necessário muito para deixar alguém feliz, disso sabemos, porém devemos nos perguntar: "É meu desejo fazer alguém feliz?"


20 de Maio

📖 "Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade, a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome.” (Salmos 32, 18-19)

Tive novamente um sonho muito estranho. Sonhei com um coração que era transpassado por espadas. Fiquei bastante assustada e por mais que tentasse não conseguia compreender. Talvez o Senhor esteja querendo me dizer alguma coisa. Diante da dúvida eu rezei: "Meu Santo Deus, estão acontecendo muitas coisas que eu não consigo compreender, mas apesar da razão não me explicar tudo o que me acontece, eu reitero que sou tua serva, estou em tuas mãos. Faça de mim o que for e eu me manterei fiel até meus últimos dias. Não há sentido viver se não for para te servir". 

A incerteza é própria da nossa natureza. Deus é só certeza. Quando estivermos na dúvida, basta pedir que ele seja Fé em nós.


21 de maio

📖 “Guardo os vossos preceitos e as vossas ordens, porque ante vossos olhos está minha vida inteira.” (Salmos 118, 168)

Hoje tive novamente muitos enjoos durante o dia. Fiquei um pouco preocupada, pois tive também muito sono e um pouco de dor nas costas. Marta, como sempre, foi uma amiga presente, ela me explicou que esses sintomas são normais até o terceiro mês de gestação. Ela disse que na gravidez de seus quatro filhos sentia a mesma coisa. O dia hoje foi difícil de passar, parece que quando a gente está indisposta as horas duram a eternidade. Apesar de tudo, foi bom, pois eu exercitei minha paciência, virtude essa de plena confiança em Deus.

A enfermidade pode nos levar a uma reflexão certeira: somos carne, matéria, somos finitos.


22 de Maio


📖 "Oh, como Deus é bom para os corações retos, e o Senhor para com aqueles que têm o coração puro!” (Salmos 72,1)

🧵 Amanheci melhor e decidir ir lavar roupas no riacho, pois precisaremos levar algumas peças na viagem. José não queria que eu fosse, até Marta se prontificou a ir sozinha e lavar nossa roupa, mas eu precisava me exercitar. Seria um bom termômetro para sentir se eu realmente estava bem para a viagem. Foi tranquilo, não tive nenhum desconforto. Marta me acompanhou. Quando chegamos em casa, José nos   surpreendeu: ele havia feito o almoço; assara alguns peixes que havia comprado de uns pescadores amigos dele..

Não espere que alguém faça aquilo que é responsabilidade sua, surpreenda fazendo além do que te pedem. 


23 de Maio


📖"Visitastes a terra e a regastes, cumulando-a de fertilidade. De água encheu-se a divina fonte e fizestes germinar o trigo.” (Salmos 64, 10a)

Pensando em Isabel e Zacarias eu recordei uma passagem do profeta Ezequiel de que gosto muito: Eis o que diz o Senhor: "Pegarei eu mesmo da copa do grande cedro, dos cimos de seus galhos cortarei um ramo, e eu próprio o plantarei no alto da montanha. Eu o plantarei na alta montanha de Israel. Ele estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem. Então todas as árvores dos campos saberão que sou eu, o Senhor que abate a árvore soberba, e exalta o humilde arbusto, que seca a árvore verde e faz florescer a árvore seca. Eu, o  Senhor, o disse, e o farei". (Ezequiel 17, 22-24)

Reler coisas antigas que escrevemos, nos dá uma dimensão do quanto mudamos ou quanto ainda precisamos mudar. 




24 de Maio


📖 “Tenho sempre diante dos olhos vossa bondade, e caminho na vossa verdade.” (Salmos 25, 3)

José terminou os móveis e logo de manhã foi entregá-los. O Senhor que havia encomendado ficou impressionado com a perfeição dos detalhes. O homem acertou o serviço, e pagou até um pouco mais demonstrando sua satisfação. Eu passei o dia fazendo pães para levar na viagem. Amanhã é sábado, então adiantei o serviço: fiz pães pequenos para facilitar na hora de carregar, também selecionei uma variedade grande de frutas secas e preparei as trouxas de roupa. Creio que está tudo certo; se Deus quiser, faremos uma ótima viagem.
Planejar é fundamental, mas precisamos estar abertos aos imprevistos que aparecerão, eles são inevitáveis. Sofremos quando não sabemos lidar com as surpresas.


25 de Maio

📖 "Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível.” (Lucas 1, 36-37)

No dia do anúncio, o anjo me informou também que Isabel, apesar da idade avançada e da sua esterilidade, iria ter um filho. Ela já estava no sexto mês de gestação. O anjo também me disse que nunca podemos duvidar de milagres, pois para Deus nada é impossível. Estou contente de termos decidido fazer esta viagem, Isabel deve estar precisando de muito apoio. Ela é uma mulher de Deus e também poderá me ajudar na compreensão da vontade do Senhor. Faz muito tempo que não a vejo, estou ansiosa e apreensiva, será uma longa viagem. Sairemos amanhã cedinho, antes mesmo do nascer do sol.

Abra os olhos do coração e verás milagres à sua volta.


26 de Maio

📖 "Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.” (Lucas 1, 39)

Hoje é o primeiro dia da semana. Resolvemos viajar porque devemos caminhar em torno de 150 quilômetros. Se tudo der certo, chegaremos à casa de Zacarias e Isabel antes do sétimo dia. Quando saímos de Nazaré, todas as pessoas ainda dormiam. Depois de mais ou menos dois quilômetros, sentindo o orvalho da manhã e a revoada de pássaros que anunciava os primeiros raios de sol, eu coloquei a mão em meu ventre e balbuciei: "Meu Deus...". Eu começava a tomar consciência da responsabilidade assumida. Em silêncio, contemplando o alvorecer, seguimos nosso caminho.
Não fique esperando que o necessitado venha bater à sua porta, vá ao encontro de quem precisa.
  


27 de Maio

📖 "Eu sou o Senhor, teu Deus, desde a saída do Egito; Farei com que habiteis de novo sob tendas, como nos dias de festa.” (Oseias 12,10)

Como a região é bastante montanhosa, a caminhada não pode ser feita em linha reta. Temos que fazer diversas curvas, o que torna a viagem mais longa. Ontem passamos nas cercanias de Naim. Encontramos uma senhora viúva, com um filho único ainda no colo, que nos convidou para uma refeição. Ela nos tratou como alguém da família. Hoje estamos na região de Samaria, onde faz muito calor. A região é perigosa, não só pela geografia íngreme, mas pelo número de assaltantes que tentam surpreender os viajantes. José tem sido uma ótima companhia, sempre atento a qualquer suspiro meu. Hoje dormiremos em uma pequena gruta que encontramos. Meu corpo começa a demonstrar sinais de cansaço. 

Mesmo que façamos o bem gratuitamente não esperando nada em troca, seremos recompensados. O bem gera o bem.



28 de Maio

📖 "Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anseia como a terra árida e sequiosa, sem água.” (Salmos 62,2)

Acordamos cedinho e seguimos o caminho. Nossa alimentação está sendo à base de pão e de algumas frutas que encontramos. José e eu tivemos uma boa conversa sobre os últimos acontecimentos. Ficamos imaginando qual seria a verdadeira missão do filho que carrego no ventre. No final da tarde chegamos perto da cidade de Sicár. Paramos no poço de Jacó para nos refrescar um pouco e nos abastecer de água. Neste local, senti uma grande paz de espírito, algo como uma satisfação interna. São essas pequenas alegrias inexplicáveis que nos fazem acreditar que Deus caminha conosco. 

Abrir o livro de nossa vida, reler os principais acontecimentos, é a forma mais direta de ver a mão de Deus nos guiando.

  

29 de Maio

📖 “Habite eu sempre em vosso tabernáculo, e me abriga à sombra de vossas asas!” (Salmos 60, 5)

O sol hoje está muito quente. Na região em que estamos caminhando quase não há lugar para parar e descansar. Sinto que meus pés estão inchados e com algumas bolhas. Mas não reclamo. Enquanto caminhávamos, recitávamos alguns salmos que sabemos de memória. A oração nos fortalece e isso faz com que não esmoreçamos. Apesar do cansaço, já chegamos à região da Judéia. Não encontramos nenhuma gruta, por isso, ao entardecer, José fez uma cabana com alguns panos para nos proteger do frio da noite.

Diante da dificuldade podemos ter duas atitudes: sentar e desistir ou levantar os olhos e seguir. A mais fácil nunca será a que nos realizará.



30 de Maio

📖 "Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.” (Salmos 50, 12)

Na primeira parte da manhã de hoje, enquanto caminhávamos, encontramos um grupo grande de leprosos vagando. Eles não se aproximaram de nós. Conversando com José sobre a promessa de Deus, nos perguntamos: “Será que o Menino Santo fará alguma coisa para aliviar o sofrimento dessa gente? ” Em nosso tempo são muitos os excluídos, gente sem voz nem vez. José lembrou que o anjo citou Isaías em seu sonho: “O menino vai se chamar Emanuel que quer dizer Deus Conosco”. Talvez esse nome seja uma profecia do Deus que se põe ao lado de seu povo, sobretudo dos mais sofridos. Senti uma impotência enorme, diante de uma realidade tão cruel que eu não consigo mudar.

🕊️ São muitos os excluídos de nosso tempo. Talvez caiba aqui uma pergunta: nós não seríamos os responsáveis por muitas dessas exclusões?


31 de Maio

📖 "Como Deus é grande, nosso Deus dos séculos eternos; é ele o nosso guia.”(Salmos 47, 15)




🚶 No meio da manhã passamos pelas proximidades de Jerusalém, mas não paramos, pois desejávamos chegar o quanto antes à casa de Zacarias e Isabel. Eles vivem na cidade de Ain-Karin, que fica a uns seis quilômetros de Jerusalém. Zacarias é um homem já de bastante idade e dedica-se à função sacerdotal. Os dois são muito queridos e estimado por serem um testemunho fiel de serviço ao Senhor. Logo na entrada da cidade, estávamos um pouco perdidos e perguntamos a uma senhora onde ficava a casa de Zacarias. Ela se pôs a chorar e disse em alta voz: “O Senhor tem feito maravilhas, veja o milagre que realizou na vida desse casal”. Estávamos bem perto e enfim chegamos. Amanhã eu conto como foi o nosso encontro.
Chegar a um destino é cumprir uma meta; somente quem se desinstala conseguirá sentir essa alegria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TERÇO PARA ALCANÇAR O IMPOSSÍVEL

Terço do Divino Espírito Santo

Invocação ao Espírito Santo